Incentivo ao consumo saudável: aprendendo a comer bem
10/08/2010

Projeto “Terra de Gigantes” visa instruir a família para uma alimentação saudável por meio de atividades experimentais pedagógicas e criativas

A Fazenda Ituaú, parceira da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) no Projeto de Incentivo ao Consumo de Hortaliças, está realizando o projeto “Terra de Gigantes”, na praça central do Plaza Shopping Itu, em Itu/SP. O evento, que teve início em 20 de julho, acontece até o dia 14 de agosto e tem como objetivo instruir as famílias sobre a importância da alimentação saudável, através de atividades pedagógicas, teatro, oficina de cozinha saudável e da distribuição do material promocional do programa “5 ao Dia”, explica Cyro Cury Abumussi, Proprietário da Fazenda Ituaú (Salto/SP) e idealizador do projeto. Apenas nas duas primeiras semanas foram recebidas cerca de 400 famílias.

A Fazenda, que recebe em torno de 7 mil crianças ao ano para atividades pedagógicas que estimulam o consumo de alimentos saudáveis, com foco nas hortaliças, realiza pela primeira vez uma ação fora de suas dependências. “A iniciativa partiu de ambas as partes: do Shopping por ter uma atração inédita focada nas crianças durante o período de férias escolares e da Fazenda pela oportunidade de apresentar o projeto ao público e também pelo contato com os pais, já que o público-alvo não é apenas a criança, mas sim a família como um todo”, afirma Cyro. Segundo ele, não se pode esquecer que os pais são a referência e o espelho dos filhos, também quando o quesito é alimentação, saúde e qualidade de vida.

“O retorno até o momento tem sido ótimo, pois percebemos que as pessoas estão cada vez mais preocupadas e tentam melhorar sua alimentação. No entanto, a grande desculpa é a falta de tempo, por isso investem em alimentos industrializados, buscando maior praticidade”, salienta ele. O que resulta, por parte das crianças, em falta de contato e oportunidade de experimentar novos alimentos e mais nutritivos. Além disso, o apelo das propagandas e os brindes que as grandes redes de fast-foods apresentam ao público infantil reforçam ainda mais o hábito e o desejo das crianças em consumir tais alimentos. 


Iniciativas que fazem a diferença

O Projeto Terra de Gigantes iniciou suas atividades em 2007 e até 2009 recebeu cerca de 5.700 visitantes. Neste ano, já recebeu mais de 3.000 visitantes de 65 escolas de várias cidades como São Paulo, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba, Itu, Salto, Indaiatuba, Sorocaba, entre outras. “Se somarmos o total de alunos dessas escolas chegamos a um número de 55.000 famílias. O envolvimento das escolas é muito importante: várias já têm horta, falam frequentemente sobre alimentos saudáveis, fazem receitas para os pais e estão mudando os produtos das cantinas. É com a união de todos estes elos que vamos construir uma sociedade mais saudável”, acredita Cyro. Buscando quebrar barreiras alimentares do público infantil, o “Terra de Gigantes” tem como estratégias: o uso de linguagem lúdica, aproximar as crianças da natureza, oferecer produtos mais saborosos, mostrar como são coloridos e principalmente informar quanto eles fazem bem à saúde. Entre estas várias formas de atrair e conquistar o paladar das crianças, o projeto também conta com figurinhas e suvenirs dos personagens próprios da Fazenda, como a Família Pumpkino (miniabóboras), Bete (beterraba), Chico Milho (mini-milho), Dona Flor (couve-flor), entre outros.

Já o programa “5 ao Dia” não é destinado apenas para crianças; é um programa mundial que tem o objetivo de melhorar a saúde das pessoas através de uma alimentação mais saudável, por meio do consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras (FLV), a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à alimentação. Iniciado nos Estados Unidos em 1991, a partir de uma ampla aliança entre instituições de saúde e de agricultura, o programa é hoje uma realidade em mais de 30 países, sendo a estratégia de promoção do consumo de FLV mais reconhecida no mundo.

De acordo com Fabio Hertel, coordenador do programa no Brasil, o “5 ao dia” pode ser ainda mais completo “se os pais favorecessem ações como as que são propostas pelo “Terra de Gigantes” e outras como: fazer oficinas em casa (preparações tipo saladas, sucos e vitaminas, bolos especiais tipo cenoura com agrião) ou levar seus filhos às compras (principalmente no setor de hortifrutigranjeiros - ensinar a escolher, sentir o cheiro, tocar e conhecer os diversos formatos, conhecer o colorido)”, exemplifica Hertel. Isto porquê, segundo ele, a promoção de uma alimentação saudável na infância pressupõe a integração de ações em três campos:

- Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;

- Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis, por meio da oferta de alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente do lar e escolar;

- Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da criança a práticas alimentares inadequadas.

No Brasil, o programa “5 ao Dia” está apenas começando “e a Abcsem é uma grande parceira desta atividade na distribuição de materiais informativos. Juntos, a Abcsem, o projeto “Terra de Gigantes” e o programa “5 ao Dia”, buscam ser ferramentas de informação e orientação para os consumidores, e quanto mais o consumidor souber sobre estes produtos mais ele poderá se beneficiar. A parceria entre empresas do setor só fortalece o consumo saudável e, por fim, toda a cadeia será beneficiada”, finaliza Cyro Abumussi.
 

SERVIÇO

Data: de 20 de julho a 14 de agosto
Horário: de terça a domingo, das 14h às 20h
Local: Praça de eventos do Plaza Shopping Itu, que está localizado na avenida Dr. Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso, em Itu/SP.
Contatos: Cyro Cury Abumussi – (11) 9370-2950 ou fazendaituau@uol.com.br


SITES

Abcsemwww.abcsem.com.br
Fazenda Ituaúwww.fazendaituau.com.br
Programa “5 ao Dia” www.5aodia.com.br

 

Para mais informações sobre a Abcsem, acesse o site: www.abcsem.com.br

 

Atendimento à imprensa:
 
Isabella Monteiro
isabella@artcomassessoria.com.br
 
Marlene Simarelli
marlene@artcomassessoria.com.br
 
Daniela Mattiaso
daniela@artcomassessoria.com.br

 
ArtCom Assessoria de Comunicação
Telefone:(19) 3237-2099
Campinas – SP
 

 

© 2019 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda