Neuroeconomia: como as emoções interferem nas decisões financeiras
26/03/2010

Seja em momentos de crise ou prosperidade, a economia sempre assume um papel preponderante na vida moderna, não apenas nas movimentações financeiras da bolsa de valores, como também no dia a dia, desde comportamentos de consumismo excessivo até endividamentos gerados pela falta de controle e habilidade na gestão das finanças domésticas.

O fato é que as emoções interferem diretamente nas tomadas de decisão e escolhas quando o assunto é dinheiro. A incerteza, medo, ansiedade, excesso de confiança ou mesmo o chamado feeling, podem levar a atitudes precipitadas e a adoção de estratégias erradas. E é aí que entra a chamada Neuroeconomia, um estudo detalhado das emoções sob a análise financeira. O termo, ainda pouco conhecido, refere-se à aproximação dos estudos da economia com os da psicologia e da neurociência.

Nas últimas décadas o estudo das funções do cérebro humano tem esclarecido muitas facetas do nosso comportamento. As descobertas das neurociências têm proporcionado inúmeras aplicabilidades quer seja na biologia, na medicina, na filosofia, na pedagogia ou na psicologia.  Há aproximadamente três décadas, alguns psicólogos começaram a pesquisar como as emoções distorcem nossas percepções, assim como nossa capacidade de fazer cálculos. Desde então, o interesse pelo tema da relação entre o cérebro e a vida financeira tem crescido exponencialmente, gerando uma disciplina específica dentro das ciências que estudam o cérebro e o comportamento humano: a Neuroeconomia.

 

CURSO

Considerando a grande demanda de uma análise comportamental da economia por parte de investidores, empresários e mesmo pessoas que visam manter uma vida financeira saudável, a Appana MindDesenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada – está provendo o curso de Introdução à Neuroeconomia: Entendendo o Cérebro para Planejar suas Finanças. O curso tem como objetivo principal discutir, de forma interativa, as bases biológicas (cerebrais) do comportamento emocional e financeiro do ser humano e, paralelamente, propor intervenções simples e eficazes para ajudar o aluno a lidar com o dinheiro em seu dia-a-dia.

 

Ministrado nos dias 10 e 11 de abril, das 9h às 18h, na sede da Appana Mind, o curso visa à compreensão dos sentidos que os recursos financeiros adquirem no âmbito de nossa vida psíquica e de como lidar com ganhos e perdas. Destinado a todas as pessoas que nutram interesse pelas bases filosóficas e biológicas do comportamento humano, e suas repercussões no planejamento das finanças, o curso será conduzido por meio de aulas expositivas teóricas e vivências práticas. Confira algumas dicas de uma das palestrantes do curso, Graça Bernardes:

 

Como o curso pode ajudar pessoas compulsivas por compras?      

Conhecendo a estrutura e as funções do cérebro, podemos intervir conscientemente em nossa personalidade e nos processos de compulsão.   

O problema do endividamento é um tema bastante sério. O curso pode ajudar pessoas endividadas a gerir esse problema e a reverter tal situação?

Com certeza. Já no primeiro dia abordaremos a parte fisiológica, em seguida, no segundo dia, também haverá exercícios práticos incluindo planejamento financeiro pessoal.

 

Em relação aos investidores e corretores de bolsa de valores, de que forma o curso pode ajudá-los a obter melhores resultados em seu cotidiano?

Embora o curso não seja especificamente voltado para aplicações em bolsa de valores, ele viabiliza a identificação das diversas áreas de investimento que a pessoa poderá realizar dentro do planejamento financeiro, por meio de técnicas e ferramentas que possibilitarão esse Know-how.


PALESTRANTES

 

Graça Bernardes

Graduada em Administração de Empresas

Propaganda e Marketing

Formação em Coaching e Moderação Ontológica

Pós-graduanda em Psicanálise

Mais de 20 anos atuando como diretora de marketing e vendas em empresas multinacionais, e nos últimos 3 anos como diretora no mercado internacional.


 

Káritas de Toledo Ribas

Administradora de Empresas
Pós-Graduanda em Medicina Comportamental (UNIFESP-EPM)

Master em PNL
Especialista em Hipnose Clínica - PUC (SP)
Formação em Coaching Ontológico


 

 

Marcelo Árias Dias Danucalov

Educador Físico
Psicofisiologista
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício (UNIFESP-EPM)
Pós-graduação em Yoga (UniFMU)
Mestrado em Farmacologia (UNIFESP-EPM)
Doutorando em Psicobiologia (UNIFESP-EPM)

 


SERVIÇO

 

Data: 10 e 11 de abril de 2010 - das 09h às 18h

Local: Sede da Appana Mind Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada

Endereço: Rua Simpatia, 348 - Vila Madalena – São Paulo/ SP - *a 800 metros do Metrô Vila Madalena

Conteúdo do Curso:

- Como o cérebro forja nossa personalidade e nosso caráter e como isto afeta nossa capacidade de discernimento financeiro
- Quais as bases cerebrais do comportamento emocional?
- Somos produtos da cultura ou da genética?
- O poder simbólico do dinheiro
- A moeda frente ao psiquismo humano
- Economistas versus Psicólogos, contrapondo teorias opostas
- Como a mídia nos influencia em termos de comportamento financeiro?
- Como construímos hábitos e comportamentos autodestrutivos com relação ao planejamento financeiro?
- É possível interferir conscientemente em nossa personalidade e em nossa compulsão por compras?
- Abordaremos também, de forma introdutória, as pesquisas científicas que investigam as práticas usadas na medicina do comportamental.

Para mais informações ligue para (11) 3815-0863 ou acesse o site www.appanamind.com.br        

 

 

Atendimento à imprensa:

 

Marlene Simarelli, Isabella Monteiro e Daniela Mattiaso

marlene@artcomassessoria.com.br

isabella@artcomassessoria.com.br

daniela@artcomassessoria.com.br

 

Telefone: (19) 3237.2099

www.artcomassessoria.com.br

© 2019 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda