Analista da NASA faz palestra em Campinas
24/11/2009

“O campeão do ateísmo do século 20 e a descoberta do divino” é o título da palestra que a analista da agência espacial americana (NASA), a campineira Gladys V. Kober, conduzirá no próximo dia 27 de novembro, às 20 horas, na Igreja Presbiteriana Central de Campinas. 

Gladys trabalha na NASA há dez anos e possui mestrado em Astrofísica Extragaláctica. Sua palestra foi inspirada no mais recente livro “There is a God” (Há um Deus ou Deus existe, em versão livre), de Antony Flew, filósofo britânico considerado o campeão do ateísmo do século 20. A palestra de Gladys pretende se aprofundar nos argumentos científicos que levaram Flew à descoberta do divino.


De acordo com a analista de dados em astronomia , infelizmente, a sociedade tem pouco conhecimento sobre as evidências científicas modernas que apontam para a existência de um Super Intelecto por trás da história cósmica do nosso universo. “A sintonia fina das leis da física é uma delas. O universo em que vivemos, descrito pelas leis e constantes da física, parece ser extremamente ajustado nos detalhes de sua arquitetura para permitir a existência de vida”, cita a astrofísica da NASA.  Ela comenta que  “a maior parte das pessoas desconhece estes argumentos.  Através dos meios de comunicação, muitas vezes é passada a ideia de que ciência e fé não podem coexistir.  Mas, contrária a esta percepção, temos na atualidade muitos exemplos de cientistas que foram levados à fé por uma peregrinação da razão”.   Gladys lembra de vários cientistas e seus comentários sobre o tema. “O famoso físico e astrobiólogo Paul Davies escreveu: "Através de meu trabalho científico vim a acreditar  mais e mais fortemente que o universo físico foi montado com uma engenhosidade tão espantosa que não posso aceitá-lo meramente como um simples fato. A mim me parece que deve existir um nível de explicação mais profundo."   Einstein também comenta a este respeito: "... a harmonia das leis da fisica revela uma inteligência de tal superioridade que comparada a ela todo o pensamento sistemático e  ações dos seres humanos são uma reflexão totalmente insignificante."  

Gladys observa que “as descobertas mencionadas no livro de Antony Flew têm fortes implicações metafisicas. Elas tocam no âmago da nossa identidade e do nosso lugar no universo.  Por isso, decidi falar  sobre estas evidências em uma linguagem acessível ao público leigo”, explica ela. 


Sobre Antony Flew

O professor de Filosofia e escritor  Antony Flew, nascido em Londres, Inglaterra, em 1923, ficou conhecido mundialmente por suas publicações antiteológicas. Em dezembro de 2004, jornais do mundo inteiro anunciaram que Flew, o campeão do ateísmo do século 20, declarava acreditar que o universo foi trazido à existência por uma Inteligência infinita e que as intricadas leis do universo manifestavam o que os cientistas chamam de Mente de Deus.

Desde o início da carreira, Flew se comprometera com o princípio de Sócrates, de seguir as evidências aonde quer que elas apontassem. Após uma vida inteira de investigações filosóficas, “este grande e corajoso intelectual concluiu que as evidências levam definitivamente a existência de Deus.  Sua mudança de opinião foi uma peregrinação da razão, inspirada pelo quadro moderno do universo físico, revelado pela ciência moderna”.


Serviço

Palestra: O campeão do ateísmo do século 20 e a descoberta do divino
Palestrante: Gladys V. Kober, campineira, analista da NASA
Data:  27 de novembro de 2009
Horário: 20 horas
Local: Igreja Presbiteriana de Campinas
Endereço: Rua General Osório 619, Campinas



Atendimento à imprensa:

Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Isabella Monteiro – isabella@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso - 
daniela@artcomassessoria.com.br


ArtCom Assessoria de Comunicação
(19) 3237-2099

© 2019 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda