Engenheiro agrônomo, profissional fundamental para a sociedade
11/10/2016

Dia 12 de outubro comemora-se o Dia do Engenheiro Agrônomo. Em tempos de transições, que chegam também ao campo, lembrar desse profissional é fundamental. A figura do engenheiro agrônomo sempre foi importante no meio rural, sobretudo no Brasil, onde o setor agrícola movimenta a economia.

No passado os desafios dos agrônomos foram abrir fronteiras, implantar novas áreas de cultivo, introduzir novas técnicas e culturas ou ainda inserir novas máquinas no campo. Atualmente, os desafios não são menores: produzir mais e com qualidade, para alimentar uma população que vem crescendo rapidamente, ao mesmo tempo preservar e respeitar os bens naturais, ou seja, produzir com sustentabilidade.

Além disso, é preciso levar para o campo as novidades que aparecem no setor, que vem para transformar e melhorar as formas de cultivo, aumentando a produtividade, sem aumento da área agricultável – sendo este o maior de todos os desafios.

Para trabalhar com essas novas tecnologias no campo, o engenheiro agrônomo precisa ter algumas características. Ele deve ser vanguardista, já que será o primeiro apresentar as novidades, ensinar e falar de novas técnicas. Ele deve ser um bom tradutor, trazer o conteúdo cientifico, acadêmico, muitas vezes abstrato, para uma linguagem acessível, que o pequeno produtor e o grande empresário rural entenda. O engenheiro agrônomo também deve ser inquieto, estar sempre se atualizando, buscando novos conteúdos, antenados nas novidades que podem mudar o campo.

E mais que tudo isso, o engenheiro agrônomo exerce papel imprescindível para a produção de alimentos, porque suas orientações são essenciais aos produtores rurais, que alimentam a sociedade urbana.

A ArtCom A.C. cumprimenta a todos os engenheiros agrônomos do país e, especialmente, a todos aqueles com quem trabalhou -  e trabalha - ao longo de nossa trajetória na comunicação especializada em agronegócio.

 

Ilustração: Juliana Monteiro 

© 2017 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda