Tradecorp apresenta nutrição com baixa salinidade para uso com inoculante longa vida
12/09/2014
A solução nutricional Nitrostarter Ultra pode ser usada no tratamento das sementes de soja – industrial ou não – contribuindo para aumentar a eficiência da  ação do inoculante

A cultura de soja, que apresentou um incremento de 5,7% a mais na produção, totalizando 86,12 milhões de toneladas, foi o maior destaque da safra 2013/2014, segundo levantamento divulgado pela  Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – no último dia 9 de setembro. Este resultado é consequência da tecnologia usada pelos sojicultores em todo o processo produtivo – das sementes às máquinas. Uma boa semente é vital para a produtividade, por isso o produtor faz o tratamento em sua propriedade antes de plantá-la ou adquire aquelas já tratadas industrialmente, que garantem maior segurança e facilita o trabalho no campo. Em tratamento industrial tem crescido o uso do inoculante longa vida que, combinado com micronutrientes, podem assegurar todo o potencial genético da planta. “Mas a alta salinidade presente na composição dos micronutrientes pode afetar o desempenho do inoculante. Por isso, é muito importante o produtor optar por usar uma solução nutricional com baixa salinidade e ph adequado, como o Nitrostarter Ultra”, alerta Bruno Francischelli, engenheiro agrônomo e chefe de Produto da Tradecorp do Brasil.  Com uma fonte diferenciada de molibdênio,  o produto demanda menor quantidade na aplicação, não interfere no processo e a inoculação se processa normalmente, explica Francischelli. Estas características não afetam as bactérias e promovem o aporte de micronutrientes no tratamento de sementes. Além de fornecer cobalto e molibdênio, seu papel é estimular o crescimento de mais raízes na planta, fortalecendo o enraizamento. Plantas com melhor enraizamento  enfrentam condições climáticas desfavoráveis de seca e calor excessivo, mantendo o potencial genético da cultura e preservando a produtividade.

Entenda o processo

O inoculante longa vida é um conjunto de bactérias vivas adicionadas ao tratamento  das sementes, que crescerão nas raízes das plantas quando forem semeadas. A função dessas bactérias é transformar o nitrogênio do ar de forma a ser absorvido pela planta. Esta conversão do nitrogênio em alimento acontece com a presença do molibdênio e do cobalto, micronutrientes essenciais. O papel dos micronutrientes é estimular o enraizamento, tornando-o mais vigoroso para fortalecer a planta no enfrentamento de seca e calor excessivo, e contribuir com a manutenção da produtividade.  É importante observar que a presença de grandes quantidades do sal presente em alguns tipos de micronutrientes pode afetar a vida das bactérias, por isso é preciso usar soluções nutricionais com baixa salinidade e ph adequado. 

© 2017 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda