Sistema de FM melhora desempenho escolar de deficientes auditivos
29/01/2014
 Compreender o sentido de uma frase pode parecer uma ação rotineira, realizada inúmeras vezes por dia. Mas para deficientes auditivos, esta ação pode ter um significado muito maior. Para que o entendimento da frase seja completo, o som que chega até a orelha do indivíduo deve ter uma intensidade adequada, o que muitas vezes é possível se o interlocutor estiver próximo. Porém, há situações em que o interlocutor está distante, o que dificulta a compreensão, já que a voz pode ser abafada por algum ruído. Este tipo de situação acontece frequentemente no ambiente escolar e pode dificultar o aprendizado e o desempenho do aluno com deficiência auditiva.

Para tentar minimizar este problema no aprendizado das crianças, o Sistema de Frequência Modulada Pessoal (Sistema de FM), avançada tecnologia de processamento de áudio que enfatiza os sinais da fala, foi incluído na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível para estudantes, com idade entre cinco e 17 anos, que utilizam aparelhos auditivos ou implantes cocleares.

“O Sistema de FM é composto por um microfone (transmissor), que deve ser utilizado pelo falante ou conectado diretamente a uma fonte de áudio, e por um receptor, que deve ser utilizado pelo ouvinte. O som é enviado do transmissor para o receptor diretamente e não sofre ação do ruído e reverberação do ambiente. Além disso, minimiza o efeito da distância entre falante e ouvinte”, explana Camila Quintino, fonoaudióloga e gerente de Produtos da Starkey do Brasil.

Especialistas apontam que o uso do Sistema de FM pode trazer enormes benefícios para as crianças com problemas auditivos. Elas apresentam um melhor desenvolvimento da linguagem e da fala, pontos fundamentais no processo de aprendizado e menos sinais de cansaço ao final do dia, o que proporciona um melhor desempenho nos estudos. “Este equipamento pode fazer toda a diferença no aprendizado da criança, na compreensão e no desempenho escolar, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida. Atualmente é a tecnologia mais indicada para aprimorar a compreensão da fala em ambientes ruidosos”, aponta Camila.

Segundo a fonoaudióloga, parte da população desconhece que o SUS disponibiliza aparelhos auditivos de alta qualidade gratuitamente, como o Sistema de FM da Starkey do Brasil. “A linha FM da Starkey é composta pelo equipamento Confort Digisystem, fabricado pela empresa sueca Confort Audio”, destaca. De acordo com Camila, os pais que pretendem conseguir o Sistema de FM para o filho deverão se dirigir à Secretaria de Saúde de sua cidade.

© 2017 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda