Tradecorp do Brasil assume liderança nas Américas
28/10/2013
 A Tradecorp no Brasil passa a ser a sede internacional da empresa para as Américas, agregando o México em sua área de atuação, onze anos após ter começado a atuar no país com um único representante no Nordeste. Empresa integrante do grupo SAPEC, em 2012, a unidade Brasil já havia assumido a integração com a América Latina (LATAM), que reúne Peru, Equador e Colômbia, sendo que o país já era responsável pelo atendimento da Bolívia, do Paraguai e do Chile. A decisão foi tomada para assegurar o crescimento da Tradecorp do Brasil, que possui objetivos importantes e planos ambiciosos para os próximos anos, como o de duplicar seu faturamento nas regiões onde atua.

O México representa, hoje, 30% dos negócios da Tradecorp Américas com foco no cultivo de frutas como abacate, manga e lima ácida, e de hortaliças, que abrangem as culturas de tomate, pimenta, pepino, brócolis e alface, todos para exportação, em sua maioria, aos Estados Unidos para consumo in natura.

O Brasil foi escolhido para ser sede na fusão devido à sua grande participação no faturamento da empresa nas Américas, que chega a 60%. Para este ano, Brasil, LATAM e México estimam faturar juntos U$ 37 milhões, com expectativa de crescimento médio de dois dígitos durante os próximos anos. “Isso deve ocorrer porque a região é uma das poucas fronteiras agrícolas no mundo ainda em expansão e onde a produtividade ainda pode ser maior do que a atual, com o uso de tecnologias como as oferecidas pela empresa”, aponta Mario Franchi, diretor geral da Tradecorp do Brasil. Em 2012, o faturamento da Tradecorp Internacional na área de nutrição especial de plantas chegou a € 65 milhões, com participação de 36% da Tradecorp Américas nessa cifra.

Os principais pontos que levaram à integração das Américas vão além das semelhanças agrícolas. “Há proximidades culturais, políticas e econômicas entres esses países que passam a fazer parte da nova operação. O aumento da integração entre as distintas áreas e culturas fará com que esta região, em conjunto, possa valer mais financeiramente do que cada área isoladamente”, coloca Franchi.

Parte da Política Comercial da Tradecorp do Brasil coloca a aproximação dos mercados como objetivo principal dentro da empresa. Colocar em prática uma filosofia global de agregação de valor, free cash flow e desenvolvimento sustentável no curto, médio e longo prazos para os acionistas indicaram a necessidade de uma integração maior entre as diferentes Américas.
Em um primeiro momento, um comitê formado pelos membros executivos que, atualmente, ocupam as principais posições na gestão das diferentes regiões operativas, assume a liderança das operações correspondente às Américas.

O novo Gerente Geral da Tradecorp no México é José Alfredo Garcia que tem em seu histórico profissional passagens por postos em Regulatório, Marketing, Desenvolvimento e liderança de Equipes de Vendas. Com uma carreira de 12 anos na FMC México, agora ele faz parte da família Tradecorp Américas. Garcia é um dos integrantes do Comitê de Direção Crop Nutrition Américas, que atuará até o final de 2013 e reúne líderes da LATAM, México, Brasil e Tradecorp Internacional.  

De acordo com Franchi, esse órgão deve ter “a competência, o conhecimento, a mentalidade, a disponibilidade, a autonomia e a flexibilidade para acompanhar, coordenar e controlar a estratégia de produtividade e de maiores oportunidades de crescimento, orgânico e inorgânico, que serão as principais fontes de criação de valor”. Franchi será o coordenador do comitê, que tem sua sede localizada em Campinas, onde atualmente funciona o escritório nacional. Após análise dos resultados de negócios do período, uma nova estrutura poderá ser proposta, inclusive com inclusão de novos membros no comitê.

O relatório completo de desempenho da Tradecorp Internacional em 2012 pode ser acessado em: http://sapec.numeripub.be/images/RA2012UK.pdf 

Sobre a Tradecorp do Brasil

A Tradecorp do Brasil é uma empresa de inovação tecnológica, na área de fertilizantes e nutrição vegetal complementar, com cerca de 25% dos negócios da Tradecorp Internacional instalados no país. A empresa teve início no país em 2002, com um único representante na região Nordeste. Atualmente, a Tradecorp do Brasil  possui uma rede de 220 pontos de vendas estrategicamente localizados nas principais regiões agrícolas. Possui ainda 21 regionais de Vendas. A sede da empresa está localizada em Campinas, no interior de São Paulo.

© 2017 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda