Tradecorp leva Clube da Maçã para XIII Enfrute
22/07/2013
 Pomicultores podem conhecer mais sobre a iniciativa e as tecnologias em nutrição disponíveis no mercado durante o evento, que começa nesta terça, 23

 

Para contribuir com um melhor desempenho da cultura da maçã e assim promover maior rentabilidade ao pomicultor, a Tradecorp criou o Clube da Maçã.

Os objetivos da iniciativa são simples: promover o uso e difusão de novas tecnologias desenvolvidas pela empresa junto aos produtores de maçã, através da implantação de áreas experimentais, acompanhamento com visitas frequentes aos técnicos e encarregados de campo, registros de aplicações das recomendações, dias de campo com presença de técnicos e produtores, registros fotográficos, orientações para levantamento das informações dos resultados obtidos. “Em resumo, organizar toda a planificação de um banco de dados, visando a elaboração de um relatório de resultados ao final de cada safra”, explica o consultor André Guttler.

 

Como solucionar os problemas da pomicultura?

As adversidades climáticas interferem na qualidade e tamanho final de frutos. Alguns exemplos são ocorrências de geadas tardias após início da brotação, estresses hídricos do final da primavera até o início da colheita, altas temperaturas noturnas na fase de pré-colheita e excesso de umidade relativa do ar.            

Os membros do clube recebem orientações para melhoria da produtividade com a aplicação da nutrição complementar. “Inicialmente são concentradas em duas linhas de manejo: a primeira no sentido de melhorar a padronização de calibres de frutos e diminuição da mão de obra de colheita; e a segunda para antecipação da maturação fisiológica, possibilitando o escalonamento e precocidade na colheita”, coloca Guttler. As recomendações e posicionamentos são ajustados para cada região produtora, com adequação à realidade e condições climáticas locais.  O Clube da Maçã está presente nas principais regiões produtoras no sul do Brasil, nas cidades de Campo Tenente (PR), Porto Amazonas (PR), Lapa (PR), Fraiburgo (SC), Lages (SC), Bom Retiro (SC), São Joaquim (SC), Pouso Redondo (SC) e Vacaria (RS).

“Na safra 2012-2013 foram estabelecidos 32 campos de avaliação, conduzidos em 17 pomares comerciais em diferentes regiões do PR, SC e RS. A partir desses experimentos, elaborou-se um relatório final, no qual a compilação e planificação dos resultados transformou-se em documento capacitado a evidenciar a performance obtida pela aplicação das recomendações e produtos Tradecorp”, comenta Guttler.

Alguns dos produtos da linha Tradecorp selecionados para uso na cultura da maçã, como Nutricomplex Blanco, Pumma TC, Pumma Kalidad e Tradebor, contribuem para melhorar o comportamento da planta frente às adversidades climáticas. Guttler afirma que, em consequência do uso dos produtos, a cultura poderá expressar melhor seu potencial genético nessas condições, tanto em termos de rendimento com na qualidade dos frutos produzidos.

 

Pré-requisitos para participação do clube

Guttler explica que o principal pré-requisito para participar do clube é que o produtor perceba o perfil diferenciado proposto pela Tradecorp, “onde o trabalho conduzido de forma conjunta poderá transformar-se num grande aliado, capaz de proporcionar resultados positivos na obtenção de  frutos de maior qualidade, com incremento da sua receita final”.

 

Quer fazer parte deste clube?

É só entrar em contato com André Guttler através dos telefones (49) 9930.9911 ou (49) 8889.2921 e do e-mail andre.guttler@gmail.com. Ele estará no estande da Tradecorp (estandes 82 e 83) durante a XIII Enfrute, que ocorre de 23 a 25 de julho, em Fraiburgo (SC).

 

Sobre a Tradecorp do Brasil

A Tradecorp do Brasil é uma empresa de inovação tecnológica, na área de fertilizantes e nutrição vegetal complementar, com cerca de 25% dos negócios da Tradecorp Internacional instalados no país. A Tradecorp do Brasil  possui uma rede de 220 pontos de vendas estrategicamente localizados nas principais regiões agrícolas. Possui ainda 21 regionais de Vendas e é a sede para os negócios da América Latina, que atualmente  inclui Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia, com planos de expansão para outros países. A sede da empresa está localizada em Campinas, no interior de São Paulo.

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