Nutrição diferenciada via fertirrigação garante produtividade e qualidade do café
15/03/2013
Cafeeiro que utiliza a técnica de fertirrigação localizada


Tradecorp participa da Fenicafé 2013, que acontece de 20 a 22 de março, em Araguari, MG, em parceria com a Futura Agronegócios, seu distribuidor na região  
 

Por Gabriela Padovani
ArtCom A.C.


De 8 a 10 sacas de café a mais por hectare. Esse é o resultado que o produtor Jair Padial conseguiu fazendo fertirrigação em seu cafezal com a aplicação dos produtos para nutrição vegetal da Tradecorp. Há 26 anos, Sr. Jair produz café em Araguari (MG) e Campo Alegre de Goiás (GO), em uma área total de 340 hectares. Desde 2009 utiliza os produtos Tradecorp para a nutrição das plantas.
 
“Observei uma grande mudança no cafezal. Sempre trabalhei com produtos convencionais à base de sais antes de usar os produtos Tradecorp, mas depois de mudar, minha produção aumentou”, comenta. Outra grande mudança observada foi a redução do índice de doenças. “Melhorou bastante com o tratamento por causa do vigor das plantas. Acontece que numa planta bem nutrida as doenças dificilmente entram,” assegura o produtor com base em sua experiência no campo. O café produzido pelo produtor Jair Padial poderá ser provado durante a Fenicafé no estande da Tradecorp.
 
As vantagens de uma planta bem nutrida
 
Aplicar produtos por meio da fertirrigação localizada é a única técnica que garante a adubação no momento e na quantidade corretos para a planta várias vezes ao ano. De acordo com o professor e doutor em engenharia agrícola pela Unicamp Ricardo Teixeira, consultor da Tradecorp, um cafeeiro bem nutrido apresenta além, da resistência maior às doenças, uma qualidade de grãos superior, com tamanho maior e maior produtividade. Seus grãos resultam numa bebida mais saborosa e aromática, mais ao gosto do consumidor, e são usados por baristas para a formulação de cafés gourmets.
 
Para gerar esses resultados ao cafeicultor, a Tradecorp trabalha com uma linha de produtos específica para fertirrigação, formada pela Gama Nutricomplex, que tem várias formulações, atendendo às diferentes necessidades dos produtores, além do Ruter e do Humitec.
 
Os produtos da Tradecorp auxiliam na defesa contra as condições de estresse, ajudam a planta no enraizamento, na emissão de novos ramos e no “pegamento” das flores.
 
Segundo Teixeira, “a maior produtividade de café nas áreas fertirrigadas acontece porque se coloca a quantidade de nutrientes de uma forma mais adequada no cafeeiro e, por consequência, existe uma perda menor de fertilizantes em comparação aos métodos convencionais”.
 
Além de um produto diferenciado no mercado, a Tradecorp também garante um atendimento personalizado a seus clientes, com a consultoria de especialistas para a criação de um programa de nutrição e fertirrigação adaptados às condições de solo da propriedade e a orientação para aplicação das técnicas.
 
Cuidados fundamentais e mais economia
 
Existem dois cuidados fundamentais que devem ser tomados na aplicação da fertirrigação que dizem respeito à água e ao fertilizante a serem utilizados. “O primeiro cuidado que o produtor tem que ter é em relação à qualidade do fertilizante que ele vai usar. Os fertilizantes de fertirrigação têm algumas características que os normais não têm e não precisam ter, como por exemplo, pureza e solubilidade, que é a propriedade que ele tem de se misturar na água e não levar resíduos indesejáveis para o solo. O segundo ponto é o manejo da água, que se for feito de maneira incorreta, não adianta adubar porque os fertilizantes somente irão agir se ele estiver adequado ao tipo de solo e a fase fenológica da cultura”, finaliza Teixeira.
 
A fertirrigação também contribui com a redução de custos com mão de obra por hectare e a economia de água e energia elétrica, já que a irrigação é localizada. Outra vantagem da fertirrigação se refere ao meio ambiente. “A menor utilização de adubos diminui, por exemplo, a ocorrência de contaminação do lençol freático, porque não há excesso de componentes que podem ‘lixiviar’ na aplicação”, comenta Teixeira.
 
Hoje, no Brasil, aproximadamente 20% de toda a área de café é irrigada e a parcela de produtores que utiliza a fertirrigação é ainda menor, com dados ainda não computados.
 
SOBRE A TRADECORP DO BRASIL
 
A Tradecorp do Brasil é uma empresa de inovação tecnológica, na área de fertilizantes e nutrição vegetal, com cerca de 25% dos negócios da Tradecorp Internacional instalados no país. A Tradecorp do Brasil  possui uma rede de 220 pontos de vendas estrategicamente localizados nas principais regiões agrícolas. Possui ainda 21 regionais de Vendas e é a sede para os negócios da América Latina, que atualmente  inclui Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia, com planos de expansão para outros países. A sede da empresa está localizada em Campinas, no interior de São Paulo.
 
SERVIÇO
 
Fenicafé 2013
 
20 a 22 de março, em Araguari (MG)
 
Visite a Tradecorp do Brasil nos estandes 41 e 42, da área interna.

Para mais informações, acesse o site: www.tradecorp.com.br
 
© 2017 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda