Radiocomunicação: setor cresce 25% ao ano
07/11/2012
 Sistema de comunicação via rádio movimenta R$175 milhões ao ano;  principais empresas estarão presentes na Fenarcom,  feira internacional que ocorre em Indaiatuba, SP, no feriado prolongado de 15 de novembro

 

No mundo corporativo brasileiro, a comunicação via rádio é adota por 95% das grandes empresas, 50% das médias e 15% das pequenas em seu dia-a-dia. O setor de segurança pública e privada são os que mais utilizam a radiocomunicação, com uma fatia de 10% ,no Brasil. A estimativa é da Associação Brasileira das Empresas de Radiocomunicação do Brasil (AERBRAS).   Por ser de fácil utilização, esse mercado cresce cerca de 20% a 25% ao ano, além de movimentar aproximadamente R$ 175 milhões no país, segundo o presidente da associação, Ricardo Luiz Gaspar.

É este mercado que a Feira Internacional de Radiocomunicação (6ª FENARCOM) vai retratar no período de 15 a 18 de novembro, em Indaiatuba (SP). Único no país dedicado exclusivamente à radiocomunicação, incluindo também o radioamadorismo, o evento deve receber cerca de 6 mil visitantes. E vai reunir profissionais e empresas ligadas à fabricação, comercialização e prestação de serviços em radiocomunicação e telecomunicações do Brasil e do mundo. O organizador da FENARCOM, Erwin Hübsch Neto, salienta que hoje a radiocomunicação é uma ferramenta imprescindível para os negócios das empresas, pois alia eficiência, agilidade e baixo custo.

O setor também passa por grandes mudanças. “É um mercado que está sofrendo uma transformação muito significativa porque a Anatel instituiu que a partir de 2013 não vai renovar ou licenciar qualquer equipamento que opere sistemas analógicos, somente sistemas digitais. Acredito que num prazo médio de cinco anos, todos os sistemas analógicos terão sido substituídos”, analisa o presidente da associação, que apoia a realização da feira.

Outro fator considerado relevante para o crescimento do setor se deve à migração interna da radiocomunicação dentro das empresas, pois ganhou mais espaço no planejamento e deixou a área de Logística, passando a integrar a área de Tecnologia da Informação (TI).

 

Serviço:

6ª FENARCOM – Feira Internacional de Radiocomunicação

Data: 15 a 18 de novembro

Local: Pavilhão de Exposições da Viber, em Indaiatuba.

Abertura:  quinta-feira, 15 de novembro, às 14h.

Horários:   16 e 17 das 9h às 19h e no dia 18,  das 9h às 13h

Realização: Radiohaus Radiocomunicação

Apoio Internacional: Icom, Comet, Kenwood e Daiwa

Apoio Institucional: Aerbras, Labre - SP e Prefeitura de Indaiatuba

Apoio técnico: Apoio.com, Plano W e Ambientalle

Revista Oficial: CQ Radioamadorismo – Comunicação e Tecnologia

Organização: Inova Expo

© 2017 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda