Abcsem divulgará dados inéditos da horticultura brasileira na Hortitec 2011
13/06/2011
Durante o evento, a Abcsem lançará dados importantes sobre o setor de hortaliças e uma edição atualizada do Manual Técnico de Cultivo de Hortaliças

 
A Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem), que defende e representa os segmentos hortícolas no Brasil, participará de uma mais edição da Hortitec – maior exposição técnica nacional de horticultura, que acontece de 15 a 17 de junho, em Holambra/SP. E promoverá, no dia 17 (sexta-feira), às 16h30, no auditório principal da exposição, o lançamento oficial dos resultados de um estudo inédito sobre a realidade socioeconômica da cadeia produtiva de hortaliças no Brasil. 
 
Com o objetivo de demonstrar a importância deste segmento para o Agronegócio Brasileiro como um todo, o projeto, que resultou nesta pesquisa, foi executado pela MNagro – Consultoria em sementes e hortaliças e patrocinado pela Associação Nacional de Defesa Fitossanitária (Andef) e pela Syngenta, e contou também com a colaboração dos associados da Abcsem e entidades públicas e privadas do setor. “O projeto concentrou-se em 17 principais segmentos de hortaliças multiplicadas por sementes e procurou usar o conhecimento do corpo técnico das empresas associadas, bem como em dados existentes em instituições públicas e privadas”, observa Luis Eduardo Rodrigues, presidente da Abcsem. 
 
Os segmentos envolvidos foram: Abobrinha, Abóbora Japonesa, Alface, Beterraba, Brócolis, Cebola, Cenoura, Couve Flor, Feijão Vagem, Melancia, Melão, Milho Doce, Pepino, Pimentão, Quiabo, Repolho e Tomate para mercado fresco e para processamento. As espécies citadas representam cerca de 550 mil hectares de área cultivada, e os gastos envolvidos neste cultivo, com mão de obra e insumos, tem valor estimado em R$ 5 bilhões. 
 
Outros dados detalhados e inéditos sobre geração de empregos, produção e comercialização de hortaliças no que se refere ao agricultor, atacado e varejo, bem como demais peculiaridades do setor, serão revelados durante a apresentação oficial dos resultados do projeto.  
 
 
MANUAL TÉCNICO DE HORTALIÇAS TAMBÉM É DESTAQUE

Também durante a Hortitec a Abcsem lançará a 2ª edição do Manual Técnico de Cultivo de Hortaliças, que traz informações técnicas atualizadas e confiáveis sobre o cultivo das principais hortaliças no país, abrangendo mais de 60 espécies de hortaliças propagadas por sementes. Elaborado e publicado pela Abcsem, com a colaboração e apoio de seus associados, traz ainda orientações para mitigação de risco de pragas e doenças.  
 
A convite da Abcsem, o renomado pesquisador Sebastião Wilson Tivelli, escreveu o prefácio desta edição atualizada, no qual destacou que: “Nas últimas quatro décadas, a Abcsem ajudou a transformar a cadeia de hortaliças, através das empresas associadas. Quando iniciou suas atividades em 24 de abril de 1970, a produção de hortaliças estava concentrada nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, e o melhoramento genético tinha por base a pesquisa pública de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Em 2011, a produção de hortaliças está presente em todos os Estados brasileiros e as empresas associadas da Abcsem constituíram suas equipes de melhoristas, as quais trabalham de forma globalizada desenvolvendo cultivares para o Brasil e para o mundo. Este Manual Técnico consolida toda esta evolução, referendando o compromisso da Associação em difundir conhecimento e tecnologia ao setor que representa”. 
 
Para o Presidente da Abcsem, o Manual Técnico, elaborado e publicado pela entidade com a colaboração e apoio de seus associados, “vem consolidar o comprometimento da Abcsem, que há 41 anos atua em prol do fortalecimento do segmento no país, na busca de uma horticultura cada vez mais profissional e pujante no cenário agrícola nacional”. 
 
 
SERVIÇO

O estande da Abcsem na Hortitec 2011 estará localizado no pátio central da feira – entre os setores verde e azul – e será um espaço especialmente montado para recepcionar seus associados, representantes do governo, personalidades do setor, além dos interessados em conhecer as ações, projetos e lançamentos da associação.  
 
 
 
Atendimento à imprensa: 
 
Isabella Monteiro
isabella@artcomassessoria.com.br
 
Marlene Simarelli
marlene@artcomassessoria.com.br
 
Larissa Stracci
larissa@artcomassessoria.com.br
 
ArtCom Assessoria de Comunicação
Telefone: (19) 3237-2099
Campinas – SP
 
 
© 2017 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda