Abcsem lança livro em comemoração aos seus 40 anos
25/11/2010

A obra abordará também a história do crescimento nacional da horticultura e as demandas do setor que impulsionaram diretamente a fundação da associação

 

Um marco na história da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem), o lançamento do livro bilíngüe (português e inglês): “Quatro décadas: a trajetória da Abcsem” acontecerá no dia 03 de dezembro, em Campinas/SP, e reunirá profissionais do setor, membros associados e colaboradores. “O objetivo da publicação desta obra é tornar conhecida, tanto no Brasil como no exterior, a importante história da Abcsem, no ano em que completa 40 anos de fundação”, salienta Luis Eduardo Rodrigues, presidente da Abcsem.

 

A obra relacionará detalhes memoráveis da história da entidade, com o crescimento e o desenvolvimento do setor de sementes e de mudas, como a época em que teve início a produção comercial hortícola no Brasil; o comércio de sementes embaladas; a chegada da tecnologia de produção; a profissionalização dos viveiros de mudas e o cultivo das plantas e flores ornamentais em jardins e plantações comerciais, disseminados por japoneses e holandeses no Brasil. Serão relatadas também as importantes ações da associação ao longo de seus 40 anos de existência, sua contribuição positiva para o setor e as estratégias de crescimento da Abcsem para atender às novas demandas, como capacitação da mão de obra, crédito para o setor e incentivo à aplicação de tecnologia e regulamentação. O livro traz ainda um panorama sobre as perspectivas, tendências e desafios futuros para o setor, como o alto investimento em tecnologia que introduzirá mais variedades, novos sistemas de produção e embalagens, atendendo às exigências ambientais.

 

A publicação se destina a todos os participantes da cadeia hortícola e aos interessados em geral, sejam estudantes, profissionais, pesquisadores ou mesmo representantes de órgãos do governo e outras entidades. “A Diretoria da Abcsem, junto com seus associados e colaboradores espera com esta obra enaltecer a referência que a associação representa para o setor, bem como, homenagear todos aqueles que fizeram e fazem parte da história da associação”, lembra Mariana Ceratti, coordenadora executiva da Abcsem.

 

Por isso, de acordo com ela, autoridades e importantes personalidades do setor, no Brasil e no exterior, serão presenteados com exemplares do livro, sendo também uma forma de divulgar a importância das ações da Abcsem no cenário agrícola e torná-la ainda mais reconhecida e respeitada. O livro será oferecido ainda aos seus associados, como forma de homenageá-los e parabenizá-los pela dedicação e contribuição ao sucesso da entidade.

 

Sob a coordenação da Abcsem, especificamente de sua Diretoria (gestões 2008/2009 e 2010/2011) e de sua coordenadora executiva, Mariana Ceratti, a publicação foi organizada pela ArtCom Assessoria de Comunicação e contou com a participação das jornalistas Ana Heloisa Ferrero, Daniela Mattiaso, Isabella Monteiro e Marlene Simarelli,  e com design gráfico de Jota Lopes.

 

Sinopse

 

A partir de meados do século 20, o negócio de sementes apresentou crescimento significativo no País abrindo uma lacuna na defesa dos interesses dos sementeiros. Diante disso, um grupo de empresários liderou a criação da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem). A história da associação está diretamente ligada ao crescimento nacional da horticultura. Demandas sobre certificação, legislação, entre outras, alavancaram a atuação da associação, que ocupa papel importante nos vários fóruns nacionais e internacionais para a defesa dos interesses de sementeiros e viveiristas. À medida que as tecnologias avançam, avança também a participação da Abcsem, consciente da importância sócio-econômica e da responsabilidade com a saúde e a qualidade de vida que o agronegócio hortícola representa no presente e futuro dos brasileiros.

 

Sobre a Abcsem

 

Fundada em 1970 no Rio de Janeiro (RJ) e sediada em Campinas desde 2008, a Abcsem é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que representa, assiste, orienta e une os comerciantes de sementes e mudas de todo o Brasil. Possui associados do segmento de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais, relacionados a várias áreas de atuação, tais como: revendas, assessoria em comércio exterior, beneficiamento de sementes e trading.

 

Ao longo destes anos, a Abcsem vem desenvolvendo ações, projetos e eventos em prol do fortalecimento do setor, construindo uma imagem sólida no país e no exterior devido à participação efetiva em revisões e elaborações de legislações para regulamentar a produção e o comércio de sementes e mudas, representando e defendendo seus associados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgãos filiados nos Estados e entidades nacionais e internacionais. A Abcsem é referência mundial na divulgação e orientação sobre estas legislações. Têm ainda sólidas parcerias com instituições de ensino e pesquisa, empresas e órgãos do governo, tanto na Federação quanto nos Estados, visando o fortalecimento da cadeia produtiva.

 

Atualmente, entre suas principais lutas está a organização da cadeia produtiva hortícola, realizando ações e projetos voltados à regulamentação e reconhecimento do setor, como o levantamento de dados representativos sobre a cadeia de produção de hortaliças e o fomento à criação de um instituto brasileiro de hortaliças, para defender os interesses desse importante agronegócio em parceria com outras entidades e governo; além de outras importantes frentes de trabalho que envolvem legislação, como a problemática das Análises de Risco de Pragas (ARPs), fundamentais na importação de novos produtos de novas origens e a viabilização do tratamento de sementes e do registro de agrotóxicos para minor crops;, entre outros assuntos de extrema importância para o estímulo ao desenvolvimento do agronegócio nacional.

 

Serviço

 

O livro “Quatro décadas: a trajetória da Abcsem” poderá ser adquirido diretamente com a Abcsem pelo telefone: (19) 3243-6472. A divulgação do custo e informações adicionais da obra estarão disponíveis em breve em seu website: www.abcsem.com.br.

 

 

Atendimento à imprensa:

 

Isabella Monteiro

isabella@artcomassessoria.com.br

 

Marlene Simarelli

marlene@artcomassessoria.com.br

 

Daniela Mattiaso

daniela@artcomassessoria.com.br

 

ArtCom Assessoria de Comunicação

Telefone: (19) 3237-2099

Campinas – SP

© 2019 - ArtCom Assessoria de Comunicação - webdesign CG Propaganda